Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

"Olhos Azuis", de José Joffily

Auditório do Padre Vieira - 16hs


Olhos Azuis (1981)

» Direção: José Joffily
» Roteiro: Paulo Halm e Melanie Dimantas
» Gênero: Drama
» Origem: Brasil
» Duração: 105 minutos

Marshall (David Rasche) é o chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, em Nova York. Comemorando seu último dia de trabalho, Marshall resolve se divertir complicando a entrada no país de vários latino-americanos. Entre eles está Nonato (Irandhir Santos), um brasileiro radicado nos EUA, dois poetas argentinos, uma bailarina cubana e um grupo de lutadores hondurenhos. Dois anos depois, Marshall vem ao Brasil procurar uma menina de nome Luiza. Quando ele conhece Bia (Cristina Lago), uma jornada em busca de redenção se inicia. Olhos Azuis foi o grande vencedor do II Festival Paulínia de Cinema com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme. (Sinopse Olhos Azuis)

sábado, 16 de julho de 2011

"O Homem que Virou Suco", de João Batista de Andrade

Auditório do Padre Vieira - 16hs


O Homem que Virou Suco (1981)

» Direção: João Batista de Andrade
» Roteiro: João Batista de Andrade
» Gênero: Drama
» Origem: Brasil
» Duração: 95 minutos

Deraldo (José Dumont), poeta popular do Nordeste, chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes. (Sinopse Interfilmes e Meu Cinema Brasileiro)

sábado, 9 de julho de 2011

"Um Dia Sem Mexicanos", de Sergio Arau

Auditório do Padre Vieira - 16hs


Um Dia Sem Mexicanos (A Day Without a Mexican, 2004)

» Direção: Sergio Arau
» Roteiro: Sergio Arau, Yareli Arizmendi e Sergio Guerrero
» Gênero: Comédia
» Origem: Espanha, EUA
» Duração: 91 minutos


Um terço da população da Califórnia tem origem latina. Os herdeiros da língua hispânica que entram ilegalmente no país - e que para os estadunidenses são todos chicanos - custam ao serviço social da Califórnia centenas de milhões de dólares. Acontece que produzem, em contrapartida, incontáveis bilhões com sua mão-de-obra barata. Não é difícil prever o que acontecerá nas 24 horas em que o sonho dos xenófobos se realiza. Será o colapso total.
A trama acompanha alguns estereótipos: o roqueiro tipo latin lover casado com a loira nativa típica; o senhor de meia-idade que cata laranjas e atira em cobras na fazenda do chefe; a repórter de TV que precisa reforçar o sotaque latino para se enquadrar. Entre um porto-riquenho sexy que se deu bem no showbiz e um pobre coitado que corre da Imigração, há um leque de pessoas que defendem ou atacam a mexicanização da Califórnia.
O problema é que todos eles - desde o senador patriota até o policial negro da fronteira - não esperavam o caos que se instalou no momento em que os latinos começaram a sumir. Desaparecer, literalmente, enquanto uma estranha névoa pegajosa começa a cobrir todos os limites do estado. Ficar sem comunicação com o resto do país nem é tão ruim. Difícil é viver sem garçonetes, lavradores, lavadores de carro, babás, lojistas, balconistas, quitandeiros, agricultores, pintores, pedreiros, apresentadores da previsão do tempo. (Sinopse de Omelete)

sábado, 18 de junho de 2011

Seminário: Biografias

 Auditório do Pe. Vieira - 14hs

O Professor Armando Castro discorrerá sobre as obras de Michelangelo e Ludwig van Beethoven, em especial no que diz respeito aos dois filmes apresentados durante este mês de junho: Agonia e Êxtase e Minha Amada Imortal.






Em breve, disponibilizaremos um podcast da palestra.



sábado, 11 de junho de 2011

"Minha Amada Imortal", de Bernard Rose

Auditório do Padre Vieira - 16hs
Minha Amada Imortal (Immortal Beloved, 1994)
» Direção: Bernard Rose
» Roteiro: Bernard Rose
» Gênero: Drama
» Origem: EUA
» Duração: 123 minutos

Ludwig Van Beethoven está morto. O testamento do maior compositor de todos os tempos revela que, no passado, ele viveu um grande amor. Seus bens são destinados a alguém que ele chama de “Amada Imortal”. Voltamos no tempo para presenciar Beethoven (numa interpretação memorável de Gary Oldman) em plena atividade criativa, ao lado de Anna Marie (a linda Isabella Rossellini), com quem teria tido um romance. Um fato de sua vida que nunca foi revelado. Uma história de uma paixão esquecida pelo tempo que vai tocar seu coração. (Sinopse de Adoro Cinema)

sábado, 4 de junho de 2011

"Agonia e Êxtase", de Carol Reed

Auditório do Padre Vieira - 16hs Agonia e Êxtase (The Agony and the Ecstasy, 1965)
» Direção: Carol Reed
» Roteiro: Irving Stone, Philip Dunne
» Gênero: Drama/Épico
» Origem: EUA
» Duração: 134 minutos

O clássico Agonia e Êxtase é uma verdadeira aula de história focando o renascimento italiano a partir da tensa relação entre o pintor Michelangelo (Charlton Heston, de O Planeta dos Macacos) e o papa Júlio II (Rex Harrison, de My Fair Lady). O artista foi contratado para pintar o teto da Capela Cistina, mas, como todo bom renascentista, ele tinha um tempo próprio para desenvolver seus projetos. O filme mostra Michelangelo como uma figura proeminente na sociedade florentina, um artista ímpar que está criando sua maior obra-prima, mesmo que isso signifique desafiar um dos homens mais poderosos do mundo. A relação entre os dois explora os conflitos éticos e morais da época. Um vive para Deus, enquanto o outro, para sua arte, criando um embate entre a fé e a vontade do artista. Algumas cenas já entraram para a história do cinema, como aquela em que o artista recebe a inspiração para criar a pintura "O Nascimento do Homem" (uma das mais famosas de todos os tempos). Os traços dramáticos da obra são fruto da batuta experiente do britânico Carol Reed (O Terceiro Homem), o roteiro é baseado no best-seller homônimo do escritor Irving Stone, e o filme conquista ainda pelas belas imagens da Florença, com suas torres, catedrais e estátuas. (Sinopse de O Cinéfilo)

Seminário: Stanley Kubrick

Auditório do Pe. Vieira - 14hs


Os Professores Márcio Lima e Márcio Carvalho discorrerão sobre a obra do Diretor Stanley Kubrick, em especial sobre os três filmes apresentados durante este mês de maio: De Olhos Bem Fechados, O Iluminado e 2001: Uma Odisséia no Espaço.

Em breve, será postado aqui o áudio do Seminário.

sábado, 21 de maio de 2011

"2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick

Auditório do Pe. Vieira - 16hs
2001: Uma Odisséia no Espaço, (2001: A Space Odyssey, 1968)
» Direção: Stanley Kubrick
» Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
» Gênero: Ficção Científica
» Origem: Reino Unido, EUA
» Duração: 141 minutos

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. (Sinopse de AdoroCinema)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"Colcha de Retalhos", de Jocelyn Moorhouse

Auditório da Prainha - 11hs
Colcha de Retalhos, (How to Make an American Quilt, 1995)
» Direção: Jocelyn Moorhouse
» Roteiro: Jane Anderson
» Gênero: Drama
» Origem: EUA
» Duração: 116 minutos

Enquanto elabora sua tese e se prepara para se casar Finn Dodd (Wynona Ryder), uma jovem mulher, vai morar na casa da sua avó (Ellen Burstyn). Lá estão várias amigas da família, que preparam uma elaborada colcha de retalhos como presente de casamento. Enquanto o trabalho é feito ela ouve o relato de paixões e envolvimentos, nem sempre moralmente aprováveis mas repletos de sentimentos, que estas mulheres tiveram. Neste meio tempo ela se sente atraída por um desconhecido, criando dúvidas no seu coração que precisam ser esclarecidas. (Sinopse de AdoroCinema)

sábado, 14 de maio de 2011

"O Iluminado", de Stanley Kubrick

Auditório do Pe. Vieira - 16hs
O Iluminado, (The Shining, 1980)
» Direção: Stanley Kubrick
» Roteiro: Stanley Kubrick e Diane Johnson
» Gênero: Terror
» Origem: EUA
» Duração: 144 minutos

Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. (Sinopse de AdoroCinema)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Criação", de Jon Amiel

Auditório da Prainha - 11hs
Criação (Creation, 2009)
» Direção: Jon Amiel
» Roteiro: John Collee
» Gênero: Drama
» Origem: Reino Unido
» Duração: 108 minutos

Charles Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 anos e leva uma vida pacata em uma vila inglesa. Darwin é devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante distante deles. A causa principal é o vazio existente com sua esposa Emma (Jennifer Connelly). Darwin apenas se sente bem quando escapa para seu escritório, onde discute o dia com sua filha Annie (Martha West), de apenas 10 anos. Só que há um problema: Emma está morta, há muitos anos. Darwin conversa, ou acredita conversar, com seu fantasma. É o jeito que ele encontra para amenizar a dor que sente e o conflito que possui, ao perceber que a existência de Deus não se encaixa no mundo real. (Sinopse de AdoroCinema)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

"De Olhos Bem Fechados", de Stanley Kubrick

Auditório do Pe. Vieira - 16hs
De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999)
» Direção: Stanley Kubrick
» Roteiro: Stanley Kubrick e Frederic Raphael
» Gênero: Drama, Mistério
» Origem: EUA, Reino Unido
» Duração: 159 minutos
O médico William Harford (Tom Cruise) e sua esposa, Alice (Nicole Kidman), cansados por nove anos de matrimônio, flertam separadamente numa festa na casa de Victor Ziegler (Sydney Pollack). No dia seguinte, relaxados pela maconha, conversam francamente sobre seus ciúmes ao pé da cama. Sentindo-se provocada pela aparente indiferença do marido, Alice confessa que teve desejos sexuais por outro homem durante as férias da família. Bill fica irado com o adultério imaginário, mas o confronto iminente é interrompido pelo telefone anunciando a morte de um paciente. Ele vai para lá e é surpreendido por uma inesperada declaração de amor de Marion (Marie Richardson), filha do falecido, que está de casamento marcado. 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Tudo Pode Dar Certo", de Woody Allen

Auditório da Prainha - 11hs
Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works, 2009)
» Direção: Woody Allen
» Roteiro: Woody Allen
» Gênero: Comédia
» Origem: França, EUA
» Duração: 92 minutos
Boris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.

Programação Sessão Solaris 1o Semestre 2011

Sejam bem vindos ao nosso blog. Como primeira postagem, segue a programação da Sessão Solaris para o primeiro semestre de 2011.

Incluiremos, para cada sessão, uma breve ficha técnica e sinopse dos filmes apresentados. Sintam-se livres para comentar os filmes.