Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Criação", de Jon Amiel

Auditório da Prainha - 11hs
Criação (Creation, 2009)
» Direção: Jon Amiel
» Roteiro: John Collee
» Gênero: Drama
» Origem: Reino Unido
» Duração: 108 minutos

Charles Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 anos e leva uma vida pacata em uma vila inglesa. Darwin é devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante distante deles. A causa principal é o vazio existente com sua esposa Emma (Jennifer Connelly). Darwin apenas se sente bem quando escapa para seu escritório, onde discute o dia com sua filha Annie (Martha West), de apenas 10 anos. Só que há um problema: Emma está morta, há muitos anos. Darwin conversa, ou acredita conversar, com seu fantasma. É o jeito que ele encontra para amenizar a dor que sente e o conflito que possui, ao perceber que a existência de Deus não se encaixa no mundo real. (Sinopse de AdoroCinema)

2 comentários:

  1. Um filme que retrata a vida de Charles Darwin, sua teoria (superficialmente),seus problemas familiares e suas grandes dúvidas em relação ao que pensava e ao que acontecia em sua volta. Um filme leve,emotivo e até certo ponto, nostálgico, vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  2. André Ricardo Osório - PET Humanidades18 de maio de 2011 às 10:33

    Filme mostra como o lado pessoal de Darwin, influenciou seus escritos da Origem Das Espécies. O drama vivido após a morte de sua filha, somado às implicações religiosas de seu livro, o tormentam durante todo o filme. Ele deve superar o duelo religião x ciência para que suas descobertas revolucionem o conhecimento da época. Um lado até então pouco explorado sobre a obra darwiniana. Um drama de boa qualidade.

    ResponderExcluir