Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Tudo Pode Dar Certo", de Woody Allen

Auditório da Prainha - 11hs
Tudo Pode Dar Certo (Whatever Works, 2009)
» Direção: Woody Allen
» Roteiro: Woody Allen
» Gênero: Comédia
» Origem: França, EUA
» Duração: 92 minutos
Boris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.

3 comentários:

  1. Divertidíssimo, sagaz, inteligente e acima de tudo verdadeiro. Narra as experiências do nosso cotidiano, temperada com humor astuto, que por algumas vezes se torna negro (assim que é bom rsrs). Separações, coincidências,encontros e reencontros tudo isso em " Tudo Pode Dar Certo".

    Um filme muito bom. Recomendei para todos os meus amigos. Quem não viu, perdeu!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. André Ricardo Osório - PET Humanidades7 de maio de 2011 às 00:14

    O 40º (quadragésimo) filme de Woody como roteirista e diretor, tem como temas centrais (como de costume na maioria dos filmes dele), o medo da morte, e os papéis que a sorte e o acaso interpretam na vida humana, além daquela velha relação não-tradicional entre um velho nos 60 e poucos anos, com uma jovem com 1/3 da idade dele. O interessante é que Woody escreveu o roteiro deste filme nos anos 70 e por causa de uma ameaça de greve de atores em 2009, desengavetou o roteiro e começou uma produção antes da prevista data para que não houvesse complicações. Ainda assim a história se apresenta de forma atual, e, dou destaque à Larry David (o Boris), que para quem não conhece, é simplesmente o roteirista da série mais bem sucedidada dos anos 90 nos EUA: Seinfeld.
    Enfim, é um filme divertido e recomendo-o à todos...

    ResponderExcluir
  3. O interessante desse filme é a maneira em que Boris, personagem de Larry David, descreve a vida. Um intelectual extremamente arrogante que se desfaz dos indivíduos, seres inferiores, que não tiveram acesso a esse mundo de qual faz parte, considerado por ele privilegiado. Essa impaciência de Boris com a limitação de conhecimento das pessoas é demonstrada de forma muito sarcástica, que nos permite ri durante toda exibição do filme.
    No fundo, no fundo, rimos porque gostaríamos de ter essa capacidade de criticar tão naturalmente as coisas que nos incomodam.
    Muito bom, esse eu recomendo.

    ResponderExcluir